Parceria Assistencial

Além das atividades direcionadas para o aprimoramento científico, e dentro de suas possibilidades a Fundação Roberto Rocha Brito, também mantém em regime de parceria apoio a entidades assistenciais para que estas possam cumprir com seus objetivos e promover iniciativas para melhoria constante das suas atividades.

Três entidades foram escolhidas. Conheça abaixo um pouco do trabalho da instituição.

Casa Maria de Nazaré

A Casa Maria de Nazaré é uma entidade social da área da assistência social que atua na cidade de Campinas desde 1988. O atendimento da instituição está dedicado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades e/ou risco social, através de Serviços de Convivência, Fortalecimento de Vínculos e Acolhimento Institucional, realizando um trabalho preventivo, socioeducativo e de reintegração familiar. São três unidades, onde cerca de 800 crianças e adolescentes são atendidas.

 

CEESD – Centro de Educação Especial Síndrome de Down

O Centro de Educação Especial Síndrome de Down ou CEESD, como é mais conhecido, foi fundado no dia 2 de julho de 1981 por Benedito Vieira e Zuleika Santos Vieiras, ambos pais de pessoas com a Síndrome. Fruto de muita luta, e ajuda de amigos e atividades voluntárias para arrecadar recursos, o CEESD vem crescendo a cada ano e buscando se superar em cada atendimento para fazer a diferença na vida dos educandos e suas famílias.

O foco do CEESD sempre foi o desenvolvimento global da pessoa com síndrome de Down através da inclusão social, oferecendo suporte e estímulos necessários para inseri-los na sociedade, do ambiente escolar ao mercado de trabalho. O CEESD se posiciona como um apoio complementar com atendimentos terapêuticos, visando assim a inclusão das pessoas com síndrome de Down nas escolas e a inserção no mercado de trabalho.

Elaboramos e oferecemos diversos programas e projetos para atender a todas as necessidades dos alunos, inclusive o círculo familiar dos educandos, e desenvolvemos um trabalho específico que contemple a singularidade de cada caso.
Programa de Estimulação – Programa Intermediário – Programa Vida Adulta – Acolhimento de Pais- SECAP Setor de Capacitação de Profissionais.

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou em grande parte das células de um indivíduo, essa ocorrência acontece na hora da concepção. As pessoas com a síndrome possuem 47 cromossomos ao invés de 46, como a maior parte da população.

A pessoa com síndrome de Down possui também uma deficiência intelectual, e por isso é de grande importância que receba os estímulos necessários desde cedo para desenvolver suas capacidades pessoais, conquistar sua autonomia e seu espaço na sociedade.

Conheça mais sobre quem somos e nossos projetos www.ceesd.org.br.

Coração Curumim

A cardiopatia congênita é uma anormalidade na função ou na estrutura do coração, com surgimento até a 8ª semana de gestação do bebê. É considerada uma das más formações mais comuns nos recém-nascidos, sendo a terceira causa de morte infantil no período neonatal. A cada 100 crianças, pelos menos uma sofrerá com algum problema na formação do coração. Cerca de 23 mil crianças por ano necessitam de intervenção cirúrgica cardíaca corretiva, porém, 78% não recebem tratamento, seja por falta de diagnóstico ou vagas da rede pública. É grave? É grave. É, na verdade, um problema de saúde pública a nível nacional.

COMPARTILHAR:
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter